terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O massacre de Damour

Já ouviu falar no massacre de Damour? Não? É natural. Pouca ou nenhuma informação foi dada sobre ele nos media.
Mas com certeza já ouviu falar no massacre de Sabre e Chatila. Sim, esse mesmo, o do campo de refugiados palestinianos no Líbano. Com certeza já ouviu falar desse, e de certo que lhe vem logo à cabeça um nome: Ariel Sharon. Pois é. Parece que Sharon foi cúmplice dos cristão libaneses que cometeram esse massacre, ou pelo menos é o que dizem por aí... Mas agora reflicta um pouco: você sabe dizer o nome do cristão libanês que planeou, ordenou e executou a matança em Sabra e Shatila? Não? Quer dizer, você conhece Ariel Sharon, associa-o ao massacre dos palestinianos, mas desconhece aquele de quem Sharon é acusado de ter sido cumplice? Não lhe parece estranho? É como se o seu vizinho matasse a sua família toda, mas em vez de prenderem o seu vizinho o fossem prender a si por não ter feito nada e mandassem o seu vizinho em liberdade.
Bom, para que se saiba, o mandante e principal executor do massacre foi o libanês Elie Hobeika, que não só nunca foi incomodado por causa disso como chegou mesmo a fazer parte, mais tarde, do parlamento libanês. E nunca procurou sequer esconder estes factos. A questão é, porquê?
Porque quis, além de vingar a morte de Bashir Gemayel, vingar-se também de um massacre feito pelos terroristas da OLP contra uma cidade cristã no Líbano. Cidade onde a sua família foi brutalmente assassinada, bem como a sua noiva. Aquela cidade que nunca veio nas notícias, essa mesmo, Damour.
Morreram cerca de 500 cristãos libaneses nesse massacre, a 9 de Janeiro de 1976, às mãos dos palestinianos, liderados pelas OLP de Arafat. Parece que também foi uma vingança contra massacres libaneses anteriores. Enfim, uma espiral de violência bem ao estilo do Médio Oriente. Adivinhem quem sempre leva com as culpas de tudo?
Adivinhou! Israel! O prémio é um video do YouTube sobre Damour:

3 comentários:

  1. Cara Irene:

    Li muita coisa sobre a história do Líbano e sobre a Guerra Civil e nunca vi ninguém culpar Israel pelo massacre de Damour.

    ResponderEliminar
  2. A questão não é alguém culpar Israel pelo massacre de Damour, a questão é culparem Israel pelo massacre de Sabra e Chatila, quando na verdade foram os cristãos libaneses os responsáveis por esse massacre, em parte motivados pelo desejo de vingar o massacre de Damour que os palestinianos cometeram e do qual ninguém fala. Essa é que é a questão.

    ResponderEliminar
  3. é verdade, mas os israelitas é que os iluminaram... eu sou pró-israel, mas não sou cego...

    ResponderEliminar